terça-feira, 23 de julho de 2013

4p's

 O 4P’s, é o conjunto de ferramentas que a empresa utiliza para perseguir seus objetivos de marketing no mercado-alvo.

Essas ferramentas são classificadas em quatro grupos , os " 4P’s  ": produto, preço, praça (ou canal) e promoção (ou comunicação).


  • Produto:  É tudo o que pode ser oferecido a um mercado para satisfazer uma necessidade ou um desejo, sejam bens físicos, serviços, experiências, eventos, pessoas, lugares, propriedades, organizações, informações ou idéias.
  • Promoção: Não basta criar bons produtos e disponibilizá-los ao mercado consumidor, é fundamental que exista o  processo de comunicação com os clientes. Como ferramenta de promoção, podemos citar: propaganda,  relações públicas, concursos culturais, ações na web, entre outras.
  • Preço: O preço é o elemento do composto de marketing que produz receita, os demais, apesar de terem o objetivo de produzir receita, só produzem custos. Ao determinar o preço, a empresa pode buscar seus objetivos, sobreviver, maximizar o lucro ou maximizar sua participação no mercado.
  • Praça (Ponto de Venda):  O Ponto de Vendas ou Praça pode é a combinação de agentes que permitem que o produto/serviço flua, vai dos produtores aos consumidores. Ele pode ser uma gôndola de supermercado, um site na internet, vendas diretas, entre outros.




Nenhum comentário:

Postar um comentário